terça-feira, 1 de outubro de 2013

Casos de estudo Essa é uma seleção de pequenos relatos de casos enviados por BFRPs (terapeutas Bach registados pelo Centro), mostrando os remédios em ação. Nomes e detalhes pessoais foram alterados.



Alison e Michael

Alison

Alison e Michael estavam tendo acompanhamento terapêutico para os ajudar a superar alguns problemas de casal.

Alison era uma pessoa reservada e que conhecia bem a sua mente. Ela tinha dificuldades de lidar com a indecisão dele e com sua aparente falta de direção.

Ela também estava se tornando bastante sensível a pessoas demasiado perto dos limites de seu espaço, sentindo-se ameaçada e insegura – mesmo as crianças brincando na rua junto à sua casa a incomodavam. Levantar-se cedo de manhã para ir trabalhar em algo que já não lhe agradava estava se tornando um fardo enorme.

Alison se descrevia a si própria como alguém totalmente independente e como uma solitária desde sempre. No entanto, ela trabalhou sempre em lojas de roupa, uma área que requer constante interação com outras pessoas.

Ela geria uma loja e era muito boa em seu trabalho. Seus companheiros a consideravam uma pessoa muito enérgica e uma verdadeira entusiasta.

O decorrer da conversa revelou um grande conflito entre essas duas pessoas que existiam dentro dela: a Alison calada e auto-suficiente; e a Alison fervilhante que a todos contagiava com sua energia – um conflito claro entre Water Violet de um alado e Agrimony de outro.

Chegámos à conclusão de que provavelmente, ao sair do território protegido da infância, Alison inconscientemente sentiu que precisava proteger sua natureza íntima do mundo exterior. E que teria escolhido como estratégia, esconder completamente sua verdadeira natureza detrás de uma aparência de vitalidade contagiante.

FDesde logo, ela começou a tomar Water Violet e Agrimony; também utilizou outros florais para ajudar seus sentimentos em relação a seu marido e à situação que os trouxera à consulta.

Após dois meses tomando o remédio para ela preparado, Alison estava despertando renovada cada manhã! Ela sentiu que tinha voltado ao seu centro sem dificuldade e que a concha que a protegera já não estava mais lá.

As coisas também tinham mudado para seu marido e isso, combinado com seus progressos pessoais, fazia com que ela estivesse se sentindo muito mais descontraída, sensível, em uma palavra: em paz.

Michael

Michael estava achando as sessões de aconselhamento muito esclarecedoras. Ele descobriu que necessitava a permissão dos outros para fazer e ser o que quer que fosse. Entendeu também como ele era uma pessoa preocupada e como ele tinha medo de cometer erros: isso o levara a sofrer de irritação intestinal, depressão e numerosas outras manifestações de estresse.

De personalidade gentil, Michael trabalhava rodeado de colegas forçados a ser hiperativos pela própria pressão do trabalho. Ele andava se interessando pelo campo das terapias complementares, sobretudo por reflexologia.

Ele e sua esposa sonhavam em viver no campo, onde tinha uma casa. Porém Michael não conseguia tomar uma decisão quanto a deixar seu trabalho normal.

Durante seis meses ele tomou Larch para fortalecer sua segurança, White Chestnut para aliviar sua preocupação, Scleranthus para a indecisão bem como para os problemas que ele estava tendo quanto a equilíbrio e coordenação, e Mimulus para o medo de fazer aquilo que queria de fato fazer.

Depois eles foram de férias para sua casa de campo. No regresso ele comentou que as férias não o tinham reenergizado. Ele se sentia incomodado por ter tido férias – algo pouco usual nele. Ele perdeu seu apetite completamente e estava se sentindo choroso. “ Eu conheço esse estado”, disse ele.

Junto identificámos uma falta de confiança na vida, um medo contínuo de que as coisas dessem errado. Conversámos sobre como a sua natureza sensível chocava com o caráter temerário e por vezes indelicado de seu ambiente de trabalho e de como, de fato, todo ele implorava uma vida diferente. Também discutimos possíveis formas satisfatórias de seguir em frente.

Neste preparado de tratamento pusemos Chestnut Bud para o ajudar a seguir em frente, Centaury e Walnut para fortalecer e proteger sua resolução, Pine para afastar qualquer sentimento de culpa que o pudesse invadir por fazer as coisas do seu jeito, Larch para lhe dar a confiança de ir atrás de seu propósito e White Chestnut para que deixasse de se preocupar.

No dia seguinte, Alison veio à sua consulta dizendo que tinha “um marido novo”. Michael já tinha entregue a sua carta de demissão e se tinha inscrito também num curso de reflexologia. Ele transbordava de vida, vendo claramente o caminho que se afigurava à sua frente, se movia em frente de forma vigorosa e positiva. Eles estão nesse momento planejando dar o salto e viver permanentemente no campo.

Nenhum comentário: